Translate

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Trabalhando Vinicius de Moraes com figuras planas e o tangram.





 Confeccionado com recorte e colagem, chamando à atenção as figuras planas e o tangram, além de trabalhar os adjetivos e verbos do Vinicius, desenvolvido com a turma do 3 ano.
Pedagoga: Jacqueline Spyker.

História do Tangram

Tangram
Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação. Segundo a mesma, um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos. 

De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos. 

O tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça. O tangram pode ser utilizado em aulas de matemática, uma vez que o mesmo estimula os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da disciplina.

Fonte: http://www.mundoeducacao.com/curiosidades/tangram.htm
Site:http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/como-construir-tangram.htm

O que são figuras planas e não planas?

.Figuras geométricas podem ser planas ou não planas (espaciais).
.As figuras planas ou bidimensionas (2D) possuem apenas duas dimensões: largura e comprimento.
.As figuras não planas ou tridimensionais (3D) apresentam três dimensões: comprimento, largura e profundidade.

Sites para pesquisa:
http://slideplayer.com.br/slide/1240430/
http://www.escolakids.com/figuras-planas.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário